Ciclo de Palestras “PET Talks”: relato de experiência das ações remotas do PET Psicologia Sobral durante a pandemia

Autores

  • Júlio César Oliveira Chaves Filho
  • Yana Kelle Pontes Barrozo, Mariana Ribeiro Pinto, Maria Lídia de Farias Araújo, Edimara Arcanjo Cisne
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

O Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia do campus de Sobral tem o intuito de promover de atividades de ensino, pesquisa e extensão, comprometidas com o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes que direta ou indiretamente estão vinculados ao programa, além de proporcionar ações que desenvolvam autonomia, exercício da cidadania e empoderamento às comunidades vinculadas as atividades do programa. No início deste ano, foram suspensas as atividades presenciais do programa em razão do estado de calamidade pública devido a pandemia do COVID-19, o que acarretou a necessidade de ofertar atividades de modo remoto. Entre as atividades desenvolvidas, o PET promoveu a ação intitulada “PET Talks”, que consistiu em ciclo de palestras e debates sobre temas atuais e pertinentes à psicologia. O presente resumo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre a ação supracitada. O “PET Talks” inspirou-se no TED Talks, da Fundação Sapling, que consiste em conferências sobre “ideias que merecem ser disseminadas”. O PET Talks realizou 5 atividades no semestre de 2020.1, sendo estas sobre os temas: a) aspectos éticos e técnicos da psicoterapia por meio remoto; b) psicologia hospitalar no cenário da pandemia: possibilidades de atuação com paciente, família e equipe; c) perdas, luto e possibilidades de intervenção em tempos de pandemia; d) uso de filmes como recursos psicoterapêuticos na prática clínica; d) Introdução ao Psicodrama, contando com palestrantes do estado do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. As atividades contaram com a participação média de 40 a 50 participantes, entre os quais predominaram estudantes do curso de Psicologia da UFC de Sobral, porém houve participantes de outras instituições de ensino do estado do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos encontros foram realizada exposição seguida de debate. Concluiu-se que a atividade aproximou os participantes à temas atuais e pertinentes à ciência e profissão da psicologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial