Ciclo de Palestras “PET Talks”: relato de experiência das ações remotas do PET Psicologia Sobral durante a pandemia
Resumo
O Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia do campus de Sobral tem o intuito de promover de atividades de ensino, pesquisa e extensão, comprometidas com o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes que direta ou indiretamente estão vinculados ao programa, além de proporcionar ações que desenvolvam autonomia, exercício da cidadania e empoderamento às comunidades vinculadas as atividades do programa. No início deste ano, foram suspensas as atividades presenciais do programa em razão do estado de calamidade pública devido a pandemia do COVID-19, o que acarretou a necessidade de ofertar atividades de modo remoto. Entre as atividades desenvolvidas, o PET promoveu a ação intitulada “PET Talks”, que consistiu em ciclo de palestras e debates sobre temas atuais e pertinentes à psicologia. O presente resumo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre a ação supracitada. O “PET Talks” inspirou-se no TED Talks, da Fundação Sapling, que consiste em conferências sobre “ideias que merecem ser disseminadas”. O PET Talks realizou 5 atividades no semestre de 2020.1, sendo estas sobre os temas: a) aspectos éticos e técnicos da psicoterapia por meio remoto; b) psicologia hospitalar no cenário da pandemia: possibilidades de atuação com paciente, família e equipe; c) perdas, luto e possibilidades de intervenção em tempos de pandemia; d) uso de filmes como recursos psicoterapêuticos na prática clínica; d) Introdução ao Psicodrama, contando com palestrantes do estado do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. As atividades contaram com a participação média de 40 a 50 participantes, entre os quais predominaram estudantes do curso de Psicologia da UFC de Sobral, porém houve participantes de outras instituições de ensino do estado do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos encontros foram realizada exposição seguida de debate. Concluiu-se que a atividade aproximou os participantes à temas atuais e pertinentes à ciência e profissão da psicologia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.