Divulgação das ações do PET nas redes sociais em tempo de pandemia

Autores

  • Francisco Rodrigo Rocha
  • Ialis Cavalcante de Paula Junior

Resumo

Este trabalho aborda a iniciativa do Programa de Ensino Tutorial (PET), do curso de Engenharia de Computação do Campus de Sobral em realizar ações junto aos estudantes do curso nas redes sociais durante este período de distanciamento social. O objetivo deste projeto envolve analisar o engajamento do público do PET principalmente na rede social Instagram e no site do PET. As publicações abordaram áreas diversas e por ocasião da pandemia decorrente da disseminação do coronavírus, alguns temas foram especialmente abordados para enfrentar as implicações da COVID-19, como também divulgar trabalhos/estudos voltados a tais soluções. O processo de produção e publicação se dividiu em: (1) Tema - Identificação do tema; (2) Estudo - Estudo da temática e busca por referências bibliográficas por parte dos membros responsáveis. Sempre buscando fontes confiáveis; (3) Texto - Preparação do texto para publicação no site e um texto mais curto para publicação no Instagram; (4) Arte - Criação do conteúdo visual. As artes eram adicionadas em repositório compartilhado. (4) Revisão - Revisão dos conteúdos criados. Verificava-se se todo o conteúdo já estava pronto para publicação, realizava correções ou alterações caso necessário. (5) Publicação - Publicação primeiro no site e posteriormente no Instagram. A divisão de tarefas dentro do grupo responsável foi feita por intermédio da ferramenta Trello, com quadros, listas e cartões da ferramenta. Os times puderam organizar e priorizar projetos de um jeito produtivo com um fluxo de trabalho eficiente e que foi essencial para a constância de publicações nesse período de pandemia. O engajamento nesse período foi satisfatório e proveitoso, vendo que fora feito a propagação de informações importantes para toda o público interno e externo ao curso que se encontram em tempo de crise.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial