Parcerias e construções do Programa de Educação Tutorial junto ao projeto de extensão Redes
Resumo
Umas das premissas bases do Programa de Educação Tutorial é o desenvolvimento de ações no campo da pesquisa, do ensino e da extensão, tendo como intuito o desenvolvimento do estudante nesses três pilares que compõe o programa. E mais do que isso, o PET propõe incitar a integração dos alunos com o curso, seus pares, docentes e outros programas existentes. Com base nisso, esse trabalho propõe apresentar um relato de atividades, experiências e parceria do PET junto a outro programa de extensão do curso de Psicologia da UFC, campus de Sobral, intitulado Redes. O projeto tem por objetivo a realização de estudos, desenvolvimento e intervenção psicossocial no campo da psicologia do trabalho e das organizações, tendo como público alvo estudantes, trabalhadores e organizações. As ações já desenvolvidas pela extensão Redes e apoiadas pelo PET compõe: a colaboração em pesquisa sobre redes sociais de apoio a trabalhadores informais, grupos de estudos sobre os impactos da pandemia no mundo do trabalho, elaboração e participação de palestras virtuais com os temas “O trabalho no contexto da pandemia – os processos seletivos virtuais”, e, “O trabalho no contexto da pandemia – cuidando dos profissionais de saúde”, e mais recentemente, tomamos início no planejamento de construção de uma cartilha digital sobre cuidados em saúde mental para professores do ensino básico para divulgação em escolas públicas e privadas. Concluímos que ações conjuntas são possíveis e agregadoras na formação pessoal e profissional, a tomar como exemplo esse relato de ações executadas que contribuíram e muito, não apenas academicamente, mas moral e pessoalmente a quem planejou e executou tais ações. Desejamos ainda que com base nessa experiência outros programas, extensões e projetos possam construir juntos como estimulo a formação de seus alunos. Pretendemos continuar com as parcerias junto ao Redes ainda esse semestre.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.