Produção de videoaulas como ferramenta de apoio no aprendizado dos ingressantes

Autores

  • Alex de Sousa Ramos
  • Ialis Cavalcante de Paula Junior

Resumo

Em decorrência da pandemia, e a inviabilidade de atividades presenciais no campus, foram demandadas ações remotas relacionadas a ensino, direcionadas principalmente aos ingressantes. Após algumas reuniões dentro do grupo do PET, decidiu-se pela realização de videoaulas e resoluções de exercícios no canal do YouTube. Definiu-se como uma boa solução a produção de vídeos curtos e objetivos para facilitar o engajamento dos seguidores. A cada semana era discutido e decidido qual tipo de conteúdo seria disponibilizado, e partia-se para a produção do material a ser publicado. Com ajuda da ferramenta Trello, a produção funcionou de maneira cíclica com o método kanban. O processo se define com as etapas que seguem: Primeiro é escolhida e produzida a aula, então essa é gravada e enfim são editados o áudio e vídeo; por fim o conteúdo é publicado no canal da plataforma YouTube. Cada passo destacado anteriormente é feito por um dos membros do PET que dispuseram do seu tempo para aperfeiçoarem-se na produção e edição do conteúdo. Foram utilizados slides e até explicações em papéis para tornar cada aula mais didática possível. Ao todo até agora, além de palestras, foram postados 19 videos no canal PetEngCompUFC com um total de 330 visualizações, 67 marcações “gostei” e alguns comentários positivos em outras redes sociais. Assuntos como forças e derivadas, das disciplinas Cálculo 1 e Física 1, foram abordados ao longo deste semestre nas videoaulas. O objetivo dessa criação de conteúdo audiovisual é ter um bom repositório para que os alunos ingressantes sejam auxiliados e tenham mais um meio de tirar suas dúvidas ao longo dos próximos meses.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial