A UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ACOLHIMENTO DA VISITA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL - CE À UFC
Resumo
O projeto de monitoria Um Estranho no Ninho, criado com o objetivo de acolher e dar apoio a permanência de estudantes de sete dos oito cursos da UFC – Sobral, permite-se também a aceitar a demanda de estudantes do ensino médio em visitar e conhecer o campus da Universidade, buscando esclarecer dúvidas frequentes com relação à universidade pública e auxiliar a esses alunos numa possível futura escolha quanto à entrada no Ensino Superior. Apresentaremos, a partir de um relato de experiência, uma ação não planejada do projeto, realizada no período de 2020.1, com alunos de uma escola pública de Sobral – CE, contando com a participação de uma psicóloga egressa da UFC – Sobral. A ação visava a apresentação do campus Mucambinho, e a retirada de dúvidas referentes ao ingresso na universidade e aos conteúdos abordados principalmente no curso de Psicologia. Ademais, também reforçamos a fala em defesa da diversidade e da assistência prestada aos alunos dentro da Universidade. Dessa forma, conseguimos obter, a partir de uma ação não planejada, o contato mais próximo com alunos do Ensino Médio, tendo a oportunidade de apresenta-los ao campus principal, contribuindo em sua formação enquanto estudantes além da nossa própria formação profissional, ao nos deparar com uma situação que demanda de sensibilidade dos membros do projeto. Nesse sentido, podemos destacar a importância da escuta e da intervenção, principalmente partindo dos estudantes, contribuindo para o sentimento de pertencimento no espaço universitário e uma melhor relação da escola com o ensino superior público.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.