Ensino de robótica aos calouros das engenharias da computação e elétrica, como ferramenta para a redução da evasão dos cursos.

Autores

  • Francisco Gilson Pereira Almeida Filho
  • José Wilson Alves Rabello Júnior
  • Marcelo Marques Simoes de Souza

Resumo

A evasão de estudantes é um problema complexo que atinge as instituições de ensino superior (IES) em geral. Particularmente, os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação elencam dentre aqueles que apresentam os maiores índices de evasão da Universidade Federal do Ceará. Dentre os fatores contribuintes para essa evasão, destacamos a desmotivação dos alunos egressos nos semestres iniciais, muitas vezes associada à elevada carga horária do conteúdo básico e do pouco contato dos estudantes com os conteúdos técnicos do curso nos semestres iniciais. Logo, é de fundamental importância que o aluno ingressante tenha contato com conteúdos técnicos para que se sinta motivado nos semestres iniciais do curso. Neste contexto, este projeto contribui no enfrentamento da evasão ofertando aos alunos ingressantes das engenharias do campus de Sobral um curso de Robótica. Além da redução dos índices de evasão, o projeto tem como objetivo estimular os alunos a se engajarem em projetos técnicos já nos semestres iniciais. Ao término do curso, espera-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos sobre módulos de controle, sensores e atuadores. Também espera-se que os mesmos sejam capazes de construir e programar a funcionalidade de seu primeiro robô. Dada a natureza prática do curso, excepcionalmente não foi possível ministrá-lo durante a pandemia. Desta forma, foi dada ênfase na produção de novos materiais e conteúdos didáticos e três kits educacionais de robótica para o curso futuro.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação