RODAS DE CONVERSA NA ODONTOLOGIA COMO FORMA DE ACOLHER E INCENTIVAR OS ALUNOS

Autores

  • Maria Eduarda Albuquerque de Macêdo
  • Sávio Martins Alves, Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Mariana Ramalho de Farias
  • Alrieta Henrique Teixeira

Resumo

Para o acolhimento dos novos acadêmicos a UFC estimula projetos que auxiliam na adaptação e identificação dos ingressantes com o curso. As Rodas de conversa na odontologia: um espaço de diálogo de diferentes vozes como estratégia de acolhimento e resgate de estudantes faz parte do PAIP (Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência). Este projeto tem como objetivo estabelecer um espaço de encontro dialógico, criando a possibilidade de produção e ressignificação de saberes sobre as experiências dos participantes. Em virtude do estado de pandemia, o momento não permitiu os encontros presenciais programados, mas esse empecilho não impediu de estarmos conectados. Inicialmente, um formulário foi enviado aos estudantes do curso contendo questões referentes à escolha da profissão, suas percepções sobre o curso e suas vivências pessoais. A partir daí, readaptamos as rodas presenciais pelas rodas online, assim como, utilizamos o Instagram @rodasd_conversa para aumentar o engajamento com os alunos. Contamos com a colaboração do corpo docente do curso, ex-alunos e uma psicóloga nas discussões. As rodas de conversa são uma estratégia metodológica libertadora, que favorece a emancipação humana, política e social, possibilitando que os envolvidos construam sentidos para o mundo e o lugar que ocupam, e, a partir das experiências cotidianas sejam capazes de confrontar a realidade de maneira reflexiva e transformadora. Este projeto desenvolveu três momentos de rodas de conversa on-line com a participação de alunos de diferentes semestres. Observamos nas falas dos participantes que foram momentos enriquecedores que de fato os motivaram. Além disso, tiveram sugestões e comentários que iam desde elogios à didática do projeto quanto sugestões de temas para novas Rodas de Conversa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação