A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Joelton Rosendo Sousa
  • Pedro Isac Fontenele Saldanha, Myrna Maria Arcanjo Frota, Jefferson Willyan de Sousa Pará, Mariana Ramalho de Farias
  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel

Resumo

As metodologias de ensino-aprendizagem em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Ceará-Campus Sobral sempre foram pautadas na união teórico-prática, com a participação presencialmente ativa dos alunos. Porém, com o cenário pandêmico da COVID-19, o ensino remoto requereu alterações no cronograma de ensino. O presente estudo tem como objetivo descrever as atividades de ensino realizadas durante a pandemia, bem como analisar as consequências positivas retiradas desse cenário. Trata-se de um relato de experiência que destaca o uso de metodologias pedagógicas adaptadas ao ensino remoto dotadas para obter maior compreensão, participação e integração entre os discentes, docentes e monitores. Dito isso, o uso dessas ferramentas resultou em uma exploração de novas habilidades por parte dos alunos, os mantendo próximos da realidade tecnológica que deverá ser encontrada futuramente, dando-lhes base de conhecimento prático e uma maior assimilação do conteúdo teórico, assim como a correlação das necessidades da comunidade e dos serviços do SUS com os planos de atividades didáticas. Conclui-se a suma importância das atividades remotas por meio das mídias digitais para disponibilização das matérias teóricas, demonstração das técnicas e o retorno de aprendizado por meio de atividades ativas por parte dos discentes das disciplinas de Saúde Coletiva, contornando o isolamento social e o ensino à distância e mantendo presente o que concerne a vivência da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência