A MONITORIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA

Autores

  • Luana Paiva da Silva
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

O Programa de Iniciação à Docência tem como objetivo ampliar os espaços de ensino-aprendizagem e possibilitar uma visão mais próxima das atividades de docência para discentes de graduação, buscando estimular os discentes para a carreira acadêmica. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência acerca da atuação na monitoria da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa em Psicologia no cenário de pandemia vivenciado no semestre 2020.2. Diante das limitações trazidas por esse contexto, utilizamos como estratégia para a disciplina a realização de entrevistas com pesquisadores de diferentes abordagens metodológicas. A partir disso, as atividades desenvolvidas pelas monitoras foram: prestar auxílio aos estudantes no tocante a elaboração das perguntas para os pesquisadores e na utilização de ferramentas virtuais (Google Meet e Google Classroom); favorecer o diálogo entre docente e discentes; e realizar o contato com os pesquisadores colaboradores da disciplina. Através das entrevistas realizadas, pudemos aproximar os discentes da disciplina com a teoria e a prática vinculadas a diferentes modelos de pesquisa qualitativa, posto que além dos textos base de cada encontro, os pesquisadores também puderam trazer relatos sobre as pesquisas desenvolvidas por eles. Além disso, as atividades realizadas pela monitoria foram de fundamental importância para a execução da disciplina, atentando para o conhecimento construído a partir das trocas entre monitoras, professor orientador, pesquisadores e estudantes. Concluímos que apesar das frustrações e desafios gerados a partir do contexto pandêmico, os encontros realizados remotamente puderam contribuir significativamente para o aprendizado dos discentes da disciplina, além de promover a aproximação das monitoras com a prática da Pesquisa e da Docência. Desse modo, reafirmamos a importância da monitoria enquanto um importante instrumento de aprendizagem e de desenvolvimento acadêmico e profissional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência