A Percepção dos Alunos Acerca das Aulas Online das Monitorias de Imunologia

Autores

  • Matheus Brasil Câmara Monteiro
  • Francisco Jerley Solon de Souza, Francisca Thalia Magalhaes Rodrigues
  • Emmanuelle Coelho Noronha

Resumo

Introdução: com o surgimento do novo coronavírus o mundo inteiro teve de se adaptar a uma nova realidade, na área de docência a utilização de plataformas, aplicativos e abordagens no formato online permitiu que pudesse se manter o ensino e manter a continuidade do semestre, tudo isso graças à Educação a Distância (EaD). No entanto diversas críticas foram feitas ao método deixando muitas dúvidas acerca da efetividade do EaD, então esse presente estudo tem o objetivo de avaliar a percepção dos alunos da UFC sobre a monitoria de imunologia ministradas à distância. Metodologia: Para a avaliação foi utilizada a plataforma do Google Forms, com um formulário de 6 perguntas (cinco fechadas e uma aberta) e espaço opcional para comentários, sendo as perguntas objetivas avaliadas de “muito ruim; ruim; regular; bom e muito bom”, que avaliaram alguns aspectos sobre a forma que as monitorias foram dadas e as percepções sobre o EaD. Resultados: tendo tido um total de 27 respostas dos alunos de duas turmas da UFC campus sobral, curso de medicina, os resultados mostraram que a maior parte dos alunos teve um proveito considerado “bom” ou “muito bom” no EaD, porém quando questionados sobre a preferência entre monitorias ministradas presencialmente ou à distância, dois terços dos alunos optaram por monitorias presenciais como mais efetivas. Dentre as dificuldades sentidas pelos alunos, as mais relatadas foram problemas com a conexão wifi e manutenção do foco pela tela de um computador ou celular. Conclusão: a maior parte dos alunos questionados conseguiram tirar um bom proveito e consideraram as monitorias de imunologia ministradas por EaD de boa qualidade, no entanto elas não são preferíveis quando comparadas com as monitorias ministradas presencialmente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência