A experiência de monitoria acadêmica em momento pandêmico.

Autores

  • Maria Alayny Cavalcante Melo
  • Francisco Ivo Duarte de Sousa
  • Francisca Alana Araújo Aragão

Resumo

O presente relato trata sobre a experiência de monitoria acadêmica nas disciplinas de Teorias e práticas em psicologia social 1 e Teorias e práticas em psicologia social 2, ambas tendo ocorrido no semestre de 2020.1, de forma remota, devido às condições sanitárias para a contenção da pandemia da COVID-19. As atividades referentes ao semestre citado, foram viabilizadas completamente por meio de plataformas digitais, essa também sendo a opção assumida para a realização das ações referentes à monitoria. A experiência universitária se sustenta a partir dos eixos referentes à pesquisa, extensão e ensino, e a monitoria surge, nesse ínterim, como um espaço no qual se pode experimentar o fazer docente e concomitante a isso, poder entrar em contato com os sentidos que constituem essa experiência. Dito isso, a monitoria em momento pandêmico, se construiu com o agravante do distanciamento físico, da dificuldade de acesso a redes digitais, e demais adversidades inerentes a essa situação. A participação nas aulas, o contato virtual com os estudantes e a promoção de espaços de debates virtuais sobre os textos estudados nas disciplinas foram algumas das estratégias realizadas, na expectativa de manter o caráter dialógico fundamental a essas disciplinas. O momento atípico de pandemia influenciou de forma crucial quaisquer atividades que foram realizadas, desde as aulas às relações que estabeleceram entre os sujeitos envolvidos nesse processo. A vivência de monitoria é extremamente importante na formação acadêmica, principalmente para os estudantes que desejam seguir a carreira docente, e esta experiência em particular, tendo como panorama uma pandemia de escala mundial, se produziu como campo de inquietação. Nossas ações se produziram atravessadas por tentativas de tornar mais íntima a experiência acadêmica, visando que estudantes, docentes e como também nós monitores pudéssemos experienciar esse momento da melhor forma possível, mesmo que enfrentando inúmeros dilemas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência