A formação em Psicologia Escolar na pandemia: a experiência no projeto Circulando
Resumo
O presente trabalho é fruto da experiência de iniciação à docência durante o período de pandemia do COVID-19, em que o projeto “Circulando: Ciclos de debates virtuais” surgiu como uma estratégia de manter os laços e fazer circular a palavra durante o período de isolamento social. A atividade idealizada pela monitoria do setor Psicologia Escolar e Educacional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, UFC, campus de Sobral, teve como objetivo ofertar um espaço de debate durante o período de março/2020 e junho/2020. Metodologicamente, dividimos os encontros em eixos temáticos, a saber: 1) formação dos discentes no campo da psicologia escolar frente ao emergente contexto educacional; 2) oferta de espaços onde os estudantes pudessem trazer suas experiências na pandemia. Neste último, formularam-se atividades alicerçadas tanto na mobilização coletiva da escuta, retomando a palavra e recolocando-a em centralidade, quanto na circulação do afeto entre os participantes, cuja implicação traz as potências pedagógicas de uma educação com afetos, o que nos faz repensar o trabalho no ambiente escolar (FERRARO, 2018; KUPFER, 2010). Diante disso, apontamos a importância desse projeto tanto em seu viés pedagógico quanto terapêutico, levando em consideração que a interrupção do ensino presencial e os efeitos da pandemia do coronavirus trouxeram à tona uma série de dificuldades e angústias para a comunidade universitária. Frente a isso, a circulação da palavra é uma saída para o desamparo que se produziu durante esse período, proporcionando uma elaboração singular e coletiva. Portanto, apostamos em uma psicologia escolar que pense a educação a partir de projetos que tomem a reflexão como metodologia atitudinal pedagógica e que, cada vez mais, proporcione espaços emancipatórios que transformem, através da coletividade e da circulação da palavra, a sociedade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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