A importância do Manual Clínico-Laboratorial de Prótese Total na aprendizagem dos estudantes de Odontologia
Resumo
A tarefa de formar um profissional qualificado é uma corresponsabilidade do eixo: Docentes, da instituição e do aluno; Uma vez que o aprendizado propicia a capacidade de aprender, de se relacionar, trabalhar em equipe, e desempenhar as atividades profissionais de forma correta e ética para com a sociedade. Desse modo, o aluno ao iniciar sua empreitada no ensino superior, no caso no curso de odontologia, torna-se muitas vezes a prática distante do ensino. Mas, diferentemente do que acontece em grande parte das graduações, as aulas práticas no curso de Odontologia refletem uma amostra da realidade dos atendimentos desde os primeiros semestres. Elas desempenham um papel fundamental na formação do aluno e na fixação do conteúdo em longo prazo. Assim, para as aulas práticas, os manuais, são uma importante ferramenta pedagógica na construção do processo ensino/aprendizagem, visto que em detrimento aos livros convencionais mostram-se uma opção mais prática e objetiva de material de estudo. Sendo assim, um manual prático de próteses dentárias assume um importante papel de apoio aos alunos da graduação em odontologia. Ao ser disponibilizado de maneira gratuita e digital, o manual em questão garante o fácil acesso às suas informações para estudos e pesquisas rápidas, uma vez que poderá ser armazenado nos aparelhos eletrônicos de uso pessoal dos alunos, podendo ser consultados a qualquer momento. Sobretudo aos alunos recém-matriculados nas disciplinas laboratoriais de prótese e oclusão, o manual serve como instrumento de apoio ao primeiro contato destes aos conceitos, técnicas e materiais utilizados e protocolados na área, ao passo que reforça esses pontos aos alunos e profissionais já familiarizados. Portanto, a confecção do manual pode trazer ao aluno não somente informações técnicas, mas possibilitando a compreender a importância da prótese total, bem como ter um olhar holístico do paciente a ser reabilitado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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