ANÁLISE DA EFICÁCIA DA MONITORIA DE FISIOLOGIA NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA UFC – CAMPUS SOBRAL.
Resumo
Introdução: O conhecimento de fisiologia humana é de extrema importância para o acadêmico de medicina, a disciplina é base teórica para diversas ciências que compõem o curso. Nesse contexto, é válido analisar o impacto dos monitores que estão na iniciação à docência dos universitários na melhora do aprendizado dos estudantes na disciplina. Objetivo: Analisar a efetividade das aulas de monitoria na melhora do aprendizado dos estudantes acerca dos assuntos do módulo, por meio de uma comparação do conhecimento que os estudantes possuíam antes e depois da monitoria ser ministrada. Metodologia: Aplicação de um questionário, composto por 8 questões, sobre os assuntos referentes à aula de potencial de ação da membrana, na disciplina de fisiologia. O questionário foi aplicado nos 45 alunos do 1º semestre do curso de Medicina que cursavam o módulo no período 2020.1, por meio da plataforma on-line Socrative, devendo ser respondido o questionário no início e final da monitoria. Resultados: Os alunos apresentaram média de respostas melhores no questionário após a aula do que antes. A média dos alunos no pré-teste foi de 63,87%, enquanto a média do pós-teste ficou em 84,13%. Enquanto no pré-teste, 25 dos 45 alunos (55,55%) obtiveram notas abaixo de 7, o número caiu para 12 (26,66%) no pós-teste, revelando uma melhora no desempenho da turma. Considerações finais: A julgar pela melhora no desempenho que os estudantes tiveram ao responder as questões do pós-teste em relação às questões do pré-teste, infere-se que as atividades de monitoria têm importância na construção do conhecimento dos alunos, permitindo um aprendizado com uso de outra abordagem, diferente das aulas tradicionais ministradas pelos professores, bem como auxiliam para a formação do monitor, treinando-o para a docência e permitindo o contato com os estudantes e revisão dos conteúdos vistos nos semestres anteriores.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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