ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES COM AS ATIVIDADES REMOTAS DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Pedro Henrique Duarte Moreira
  • Gisele Lima Oliveira Medeiros, Deisilana Carolaine da Silva Chagas, Anna Luísa Ramalho Johannesson, Elielcio Nascimento Silva
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

INTRODUÇÃO: O uso sem precedentes do Ensino Digital como medida de emergência durante a pandemia de COVID-19 trouxe desafios e oportunidades para a Educação Médica. As atividades didáticas da disciplina de Semiologia Médica do Curso de Medicina da UFC/Campus de Sobral tiveram de ser adaptadas às novas exigências de ensino remoto, incluindo aquelas referentes à monitoria da disciplina. OBJETIVO: Analisar a satisfação dos estudantes com as atividades remotas da monitoria de Semiologia Médica. METODOLOGIA: Estudo tipo survey, utilizando questionário de aferição da satisfação dos estudantes com os métodos de ensino digital adotados, com perguntas fechadas, em escala de Likert, aplicado por meio da plataforma Google Forms©, a alunos da monitoria de Semiologia Médica (n=19). Os dados foram organizados em tabelas e gráficos e analisados. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Destaca-se que a satisfação com as habilidades e competências dos monitores permaneceu alta, variando de 100% (antes da pandemia) para 94,8% (após a adaptação para formato remoto), quando somadas as categorias “Totalmente satisfeito(a)” e “Satisfeito (a)”. Percebeu-se ainda que, ao unir os resultados dessas duas categorias, o uso de imagens e de vídeos tiveram os melhores índices de satisfação (79% e 84,2%, respectivamente) dentre as atividades remotas. Porém, o nível de satisfação com o rendimento individual nas monitorias reduziu bastante, com a opção “Pouco satisfeito (a)” aumentando de 5,3% para 47,4% após a adaptação para o formato remoto. Esse fato ocorreu, principalmente, devido à dificuldade de concentração/motivação e à ausência de atividades práticas. CONCLUSÃO: A pandemia de COVID-19 trouxe aos estudantes diversas dificuldades diante da adaptação para o modelo remoto. Ainda assim, foi possível avaliar que as atividades remotas conseguiram ser satisfatórias como mecanismo de aprendizagem, ao proporcionar recursos que auxiliaram no ensino da monitoria de Semiologia Médica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência