ANÁLISE DO GRAU DE SATISFAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA COM RELAÇÃO ÀS AULAS ONLINE DE FARMACOLOGIA BÁSICA
Resumo
INTRODUÇÃO: A disciplina de Farmacologia Básica centra sua abordagem nas interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas. Contribui para a formação do profissional de saúde na medida em que o habilita acerca do uso de medicamentos, fundamental para o conhecimento sobre diagnóstico, tratamento, prescrição e prevenção de diversas doenças, capacitando-os para lidar com variadas situações em que o uso dos fármacos é primordial para complementar a terapêutica. OBJETIVO: Avaliar o grau de satisfação dos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Medicina acerca das aulas online de Farmacologia Básica, no contexto da pandemia. METODOLOGIA: Estudo transversal, com questionário (8 questões objetivas) elaborado pelo monitor, através da plataforma Google Forms, aplicado (caráter não obrigatório) a uma amostra de 40 acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. O questionário retrata sobre o ambiente virtual de aprendizagem e os benefícios do ensino à distância. O resultado foi avaliado de acordo com grau de satisfação dos estudantes e tabulado com auxílio da plataforma Excel. RESULTADOS: Observou-se que 66% dos estudantes consideraram ter visto um benefício parcial do ensino virtual em detrimento do presencial. Além disso, 57,6% da população avaliada considerou como boas as metodologias de ensino utilizadas durante as aulas online e 39,4% consideraram ter tido um bom aproveitamento dessas aulas durante o ensino à distância. CONCLUSÃO: O grau de satisfação dos acadêmicos sobre as aulas de Farmacologia no ambiente virtual é, de um modo geral, satisfatório. Além disso, mais da metade dos alunos avaliados consideraram adequadas as metodologias de ensino utilizadas durante as aulas, facilitando o entendimento da disciplina remota. Dessa forma, apesar do ensino à distância ter sido implementado de forma emergencial, este teve boa adaptação por parte dos discentes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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