APRENDIZADOS DA MONITORIA DE NEONATOLOGIA, PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Amanda Oliveira Silva
  • João Victor Muniz Vasconcelos, Sara Farias Costa, Mariana Moreira Liao
  • Vasco Frota Moura Ferreira

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de Neonatologia, Pediatria e Cirurgia Pediátrica é ministrada, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) campus Sobral, para alunos do 6 º semestre, por meio de aulas teóricas e práticas, sendo estas vivenciadas em ambulatórios dos hospitais da cidade de Sobral assim como no laboratório de habilidades da UFC. Nessas ocasiões, são abordados temas pertinentes à disciplina, com destaque para a Reanimação Neonatal. Direcionada pelos professores, a disciplina conta com a participação de discentes do curso de Medicina como monitores. OBJETIVOS: O trabalho visa relatar experiências vivenciadas por uma discente, monitora da disciplina, destacando a relevância desse Projeto de Iniciação à Docência (PID) no seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. METODOLOGIA: No laboratório de habilidades, professor e monitor se dividem em duas estações para orientar entre 5 a 6 alunos, cada um. Por meio da utilização de bonecos-modelos e outros materiais que são utilizados durante a reanimação do neonato, a técnica de reanimação, seguindo diretriz proposta pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é demonstrada pela professor e pelo monitor. Posteriormente os alunos treinam os procedimentos e são submetidos a casos clínicos curtos. RESULTADOS: Com as demonstrações de técnicas de reanimação neonatal, assim como a aplicação de casos clínicos, o aluno do 6 º semestre pode compreender melhor a dinâmica da sala de parto, pertinente à formação do médico generalista. Ademais, no que se refere à contribuição do PID à formação do monitor discente, o programa permite o desenvolvimento da oratória e estudo mais aprofundado sobre os temas abordados na referente disciplina. CONCLUSÃO: A discente, após experiência como monitora da disciplina de Neonatologia, Pediatria e Cirurgia Pediátrica no ano letivo de 2020, considera que o PID contribui não só para a melhor formação do alunos monitorados, mas também para a formação do monitor.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência