AVALIAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT® COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA

Autores

  • Ivo Rafael Cunha Braga
  • Luis Eduardo Rodrigues Reis, Samuel Teixeira Rios, Patrícia Bezerra Gomes, Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar
  • Carla Thiciane Vasconcelos de Melo

Resumo

A pandemia causada pelo covid-19 e o surgimento de políticas públicas que estabelecem isolamento social e a parada das atividades normais exigiu que as instituições de ensino superior adaptassem o ensino para a educação a distância (EAD). Esse modelo, longe de ser ideal, recebeu nos últimos meses a dedicação de inúmeros docentes para aperfeiçoá-lo e garantir o aprendizado adequado. Assim, os alunos que participam da iniciação à docência se debruçaram sobre formas de conseguir o engajamento dos alunos nas atividades e garantir que as dúvidas fossem sanadas. Para tanto, o uso de plataformas interativas pode estimular uma competição saudável e a diversão dos alunos, enquanto aprendem e estudam, e assim, serem utilizadas como ferramenta de ensino. Este trabalho analisou a eficácia da plataforma Kahoot® de jogos, utilizada como ferramenta de aprendizagem na disciplina de fisiologia humana. Métodos: Foi aplicado durante a monitoria de Fisiologia Humana um quiz com 8 questões objetivas com tempo de resposta variando entre 30 e 60 segundos. Em seguida, ocorreu o encontro virtual com o monitor, via “Google meet”, para a explicação das questões e, ao final da reunião foi aplicado um formulário pós-teste avaliando a plataforma utilizada. Neste formulário pós teste, as perguntas objetivas foram respondidas por 41 alunos. De acordo com o formulário pós teste, 68,3% dos alunos concordam plenamente que o Kahoot® é uma boa plataforma para fixação de conhecimentos e 65,9% concordam totalmente que a plataforma os ajudou no ensino a distância. Com esses resultados conclui-se que a plataforma Kahoot® é uma boa alternativa para aumentar o engajamento nas aulas de monitoria e melhorar o aprendizado, reforçando o contato monitor-aluno, que muitas vezes funciona como rede de apoio na universidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência