AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO DE MONITORIAS ONLINE DE CARDIOLOGIA EM COMPARAÇÃO COM O MODELO PRESENCIAL

Autores

  • Gabriel Magalhães Torquato
  • Fernando Furtado de Melo Neto, Walter Oliveira Rios Junior
  • Vicente Lopes Monte Neto

Resumo

O ensino de cardiologia na Faculdade de Medicina da UFC campus de Sobral tem como uma das bases monitorias teóricas e práticas. Com a necessidade de fazer o ensino virtual devido à pandemia do Sars-Cov-2, as monitorias teóricas passaram a ser no formato online. O que se sugere com esse trabalho é que, por fatores como a dificuldade de concentração no ambiente domiciliar, a falta de acesso a internet de boa qualidade, entre outros, por boa parte dos alunos, a aprendizagem nas monitorias de cardiologia fica prejudicada no vigente formato online. O objetivo do trabalho em questão é avaliar a existência de dificuldades de aprendizado e aproveitamento dessas monitorias online comparando-se com as monitorias presenciais tidas no início de 2020, e tentar propor, com base nas opiniões e respostas dos alunos, meios que facilitem esse aprendizado. Foi feito, para isso, um questionário online de seis questões no Google Forms e compartilhado, por e-mail e por mensagem no aplicativo WhatsApp, com alunos do quinto semestre que tiveram monitorias online. Nesse questionário se perguntava a opinião dos alunos sobre as monitorias virtuais em comparação com as presenciais e como havia sido o aproveitamento delas para o aprendizado. Os resultados obtidos foram que, apesar de a metade parte dos alunos terem gostado do formato online (50% de 18 pessoas), 72,2% preferiram o modelo presencial. As respostas para as dificuldades enfrentadas foram: dificuldade de concentração, má conexão com internet e longa duração das monitorias. Pode-se concluir, portanto, que, nas monitorias online, boa parte dos alunos tem bom aproveitamento, mas que há uma parcela considerável de alunos que não o têm, pelos motivos já citados, o que prejudica o aprendizado, por consequência, tornando esse modelo passível de alteração e melhora, por meio de aulas gravadas, monitorias com mais casos clínicos e correlações com as práticas e revisão de conteúdos nas monitorias práticas, por exemplo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência