AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UFC COM RELAÇÃO ÀS MONITORIAS DE ANATOMIA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19.
Resumo
INTRODUÇÃO: A pandemia do novo corona vírus transformou a realidade do sistema educacional, levando as instituições de ensino superior a se adaptarem às novas medidas de isolamento social e segurança nas universidades. Com isso, houve uma reformulação da metodologia de ensino aplicada, com mudanças nos mais diversos âmbitos. Na disciplina de Anatomia, a imprescindibilidade do estudo em peças anatômicas reais levou à elaboração de técnicas alternativas de ensino. Dessa forma, torna-se essencial avaliar o impacto e a aceitação dessa nova sistemática pelos alunos da referida matéria. OBJETIVOS: Avaliar a percepção dos alunos do segundo semestre do curso de Medicina da UFC acerca da nova metodologia de ensino de anatomia prática. METODOLOGIA: Por meio de um estudo transversal, foi aplicado um questionário qualitativo à amostra de 36 alunos cursando o segundo semestre de medicina na UFC campus Sobral. Dentre as perguntas contidas no material, havia questões sobre segurança durante as aulas práticas, produtividade da sistemática, prejuízo quanto à formação médica e perpetuidade da metodologia. RESULTADOS: Aproximadamente 95% dos estudantes sentiram-se seguros durante as práticas. Cerca de 86% da amostra considerou as aulas muito produtivas. Quanto à formação médica, 55,6% afirmaram terem tido pouco prejuízo e 41,7% relataram não haver prejuízo. Quando questionados sobre a perpetuidade da metodologia aos semestres seguintes, 83% concordaram. CONCLUSÃO: Pode-se considerar que, apesar das condições limitantes resultantes da pandemia de COVID-19 e das rígidas medidas de distanciamento social, a grande maioria dos alunos teve uma resposta positiva com relação à mudança da metodologia da disciplina prática de anatomia. Conclui-se, então, que diante do contexto histórico atual, as novas formas de ensino e aprendizagem ganham espaço e causam impacto positivo no corpo estudantil.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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