Alternativas e Desafios de continuidade das atividades do (PID) - Prática Instrumental Cordas Friccionadas - por meio remoto

Autores

  • Maria Edwirgem Edite Rocha de Sousa
  • Maria Michelle Batista dos Santos
  • Israel Victor Lopes da Silva

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência acerca das atividades desempenhadas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PID), realizadas no âmbito da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral no ano de 2020. Voltado para o ensino dentro da disciplina Prática Instrumental - Cordas friccionadas, é parte das atribuições dos bolsistas observar e planejar as aulas junto ao professor-orientador, lecionar monitorias planejadas aos alunos e fazer a organização bibliográfica e documental do acervo físico e digital de partituras dessa prática. O projeto busca proporcionar aos monitores, que são estudantes do curso de música, o olhar reflexivo sobre o conteúdo abordado e sobre a prática docente, vivenciando em parte o trabalho de um professor universitário. A prática de cordas friccionadas é aplicada com a metodologia do ensino coletivo, tendo como referenciais teóricos métodos como SUZUKI, WOHLFAHRT e WEISBERG. Devido a pandemia, o que era essencialmente desenvolvido de forma presencial, passou por algumas mudanças. Nesse contexto, os monitores tiveram que pensar em novas atividades e alternativas que fossem desenvolvidas por meio remoto. Uma das atividades desenvolvidas nas aulas é através da apreciação de áudios e vídeos, apresentar os diferentes gêneros e estilos musicais e citar suas principais características e compositores. Com isso em mente surgiu o EscutaMus, que consiste em apreciar obras musicais aliado aos comentários contextualizados dos monitores via google meet, é aberto a todos da comunidade que queiram participar. Ademais, os bolsistas também ficaram encarregados de organizar o acervo digital de métodos para Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, além de auxiliarem nas dúvidas dos discentes das disciplinas. Apesar de 2020 ter apresentado muitos desafios, os bolsistas e o professor-orientador buscaram alternativas viáveis como o EscutaMus, que é um projeto que deverá ter continuidade nos próximos anos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência