Análise de desempenho de ensino e aprendizado na monitoria de farmacologia clínica, durante a pandemia

Autores

  • Pierre Ramos Costa Neto
  • Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar

Resumo

Em 2020, as pessoas reiniciavam expectativas e metas, o que não esperavam seria a parada de aulas presenciais e jornadas de trabalho, isolamento social, o adoecimento e a morte. O Sars-Cov-2 iniciou um novo ciclo no ensino e aprendizado no Brasil. O ensino a distância foi o maior desafio nos cursos. O objetivo deste estudo é avaliar o ensino e aprendizado na disciplina de Farmacologia Clínica, neste período. Destarte, aplicou-se um formulário subjetivo aos alunos do 4º semestre de medicina, dos semestres 2020.1 e 2020.2. O questionário avalia a dedicação, o tempo, a adaptação, a plataforma e os métodos de avaliação. Aplica-se 10 questões com pontuação que varia de 1 a 10: Como você classificaria o sucesso no aprendizado da disciplina no contexto EaD? Como você classificaria sua adaptação ao método a distância, em vista ao modelo presencial anterior? Como você considera sua dedicação na disciplina de Farmacologia Clínica? Você realizou as atividades na sequência e no prazo pré-estipulados? Você gerenciou seu tempo de estudos nas atividades de forma satisfatória? Você conseguiu esclarecer suas dúvidas de forma eficaz, por meio de redes de comunicação com os monitores e mentora da disciplina? A discussão das matérias por meios dos fóruns na plataforma Google Classroom criaram dúvidas e soluções no decorrer do semestre? A busca por literaturas online através de plataformas de publicação foi impulsionada pelo método aplicado à disciplina? Como você avalia seu desempenho nas avaliações do semestre? A conexão de internet e os aparelhos de comunicação digital representaram problemas para impedir o acesso ao aprendizado? Questionário aplicado, tem-se um somatório de 100 pontos no máximo desempenho e 10 pontos no mínimo desempenho. Por fim, ressalta-se a importância da continuidade do ensino médico nas universidades brasileiras por meio de atividades remotas. Espera-se com isso avaliar as metodologias utilizadas e gerar aprimoramento das atividades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência