Aspectos da Monitoria de Neurologia no Contexto do Ensino à Distância Durante a Pandemia

Autores

  • Mateus Aragão Esmeraldo
  • Dina Andressa Martins Monteiro, Keven Ferreira da Ponte, Paulo Roberto Lacerda Leal, Gabriel Mendes Portella
  • Espartaco Moraes Lima Ribeiro

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia causada pela COVID-19 tem forçado a Universidade a adaptar rapidamente a metodologia de ensino à necessidade de isolamento social. Neste contexto, o Ensino à Distância (EAD) tem sido a principal ferramenta utilizada pelos professores e monitores do Programa de Iniciação à Docência (PID). OBJETIVO: Avaliar a percepção dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral acerca da monitoria de neurologia aplicada por meio do EAD. METODOLOGIA: Foi desenvolvido um questionário composto por 10 perguntas objetivas aplicado por meio da plataforma “Formulários Google” acerca do tema. 20 alunos responderam ao questionário, sendo todos alunos do oitavo semestre e que foram assistidos pelo PID de 2019 durante o módulo de neurologia. RESULTADOS: 100% dos alunos declararam que possuem condições materiais adequadas para acompanhar as monitorias na modalidade EAD. A maioria dos alunos (65%) opinou que a duração ideal de uma monitoria é entre 30 e 60 minutos. Todos os alunos (100%) informaram que a inclusão de questões nas monitorias é útil ao aprendizado. A maioria (80%) dos alunos declararam que questões intercaladas com explicações durante todo o curso da monitoria é a melhor forma de aplicação de questões. A maior parte dos alunos (80%) considera eficaz para o aprendizado a abordagem direta do aluno pelo monitor por meio de perguntas durante a aula. Mais da metade (55%) dos alunos acredita que a monitoria deve revisar o conteúdo ministrado pelo professor, aplicar questões e utilizar-se de casos clínicos. Em relação ao uso de casos que envolvem neuroimagem, 95% acreditam que esta é uma abordagem eficaz para o aprendizado. DISCUSSÃO: Tais resultados evidenciam quais as características de uma monitoria que mais se adequam aos alunos. Logo, estes podem servir como alicerce para novas metodologias personalizadas na modalidade EAD para as próximas monitorias de neurologia e, com as devidas adaptações, para outras disciplinas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência