Avaliação das aulas remotas no ensino superior: Relato de experiências nas disciplinas de Introdução à Economia e Informática na Saúde da Universidade Federal do Ceará - UFC

Autores

  • Isaac Maia dos Reis Barros
  • Fernando Daniel de Oliveira Mayorga

Resumo

A população brasileira vivenciou durante o ano de 2020 um cenário sem precedentes, devido ao surgimento de uma pandemia. As atividades educacionais tiveram de ser ajustadas, devido às recomendações básicas de isolamento e distanciamento social, que visam mitigar a disseminação da Covid-19. Por isso, o MEC, determinou a inclusão de aulas remotas. O fato representou um desafio para todas IFES, resultando em uma corrida sem precedentes das mesmas em capacitar e preparar o corpo docente, assim como equipar minimamente os alunos à nova prática educativa, já que o semestre estava em curso. Sendo assim, o objetivo deste estudo é relatar a percepção que estudantes dos cursos de Introdução à Economia (a nível de graduação dos semestres 2020.1 e 2020.2) e de Informática na Saúde (a nível de pós-graduação do semestre 2020.1) da Universidade Federal do Ceará tiveram sobre as aulas remotas ministradas. Participaram da pesquisa 52 alunos, no qual, utilizou-se como instrumento de coleta dos dados o Google Forms. Do total de respondentes, 24 (47%) são do curso de Introdução à Economia do semestre 2020.2, 14 (27%) do curso de Introdução à Economia do semestre 2020.1 e 13 (26%) do curso de Informática na Saúde. Entre as principais dificuldades encontradas para desenvolvimento das atividades durante as aulas remotas foram apontadas a falta de um ambiente propicio 13 (25%), desmotivação 8 (16%), a falta de convívio social com outros alunos 8 (16%) e falta de interação com o professor da disciplina 7 (13%). No geral, 51 (98%) dos alunos, avaliaram como satisfatório as aulas remotas das disciplinas avaliadas. Os aspectos que avaliaram o preparo dos professores, qualidade das aulas, cronograma do curso, plataforma digital utilizada, entre outros, foram bem avaliados, recebendo avaliações que ultrapassam os 80% de aprovação pelos estudantes. O que se pretende é potencializar essa modalidade de ensino emergencial, que nessa disciplina alcançou 98% de satisfação dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência