CONHECIMENTO ACERCA DA SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR EM ALUNOS DO MÓDULO DE CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO CARDIOVASCULAR

Autores

  • Walter Oliveira Rios Junior
  • Fernando Furtado de Melo Neto, Gabriel Magalhães Torquato
  • Vicente Lopes Monte Neto

Resumo

Introdução: “A clínica é soberana”. É nesse aforisma clássico da medicina que a importância da Semiologia Médica ganha forças. A semiologia é a ciência que estuda os sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Através do exame físico e da anamnese, é possível direcionar o raciocínio clínico à criação de hipóteses diagnósticas e, assim, tomar condutas. No contexto do ensino médico em Cardiologia, o conhecimento acerca da Semiologia Cardiovascular é fundamental para a identificação e compreensão dos achados encontrados nos pacientes com cada patologia. Objetivo: Avaliar o conhecimento acerca de Semiologia Cardiovascular em alunos do módulo de “Clínica e cirurgia do aparelho cardiovascular”. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 19 estudantes de medicina matriculados no módulo de “Clínica e cirurgia do aparelho cardiovascular”. Foi aplicado um teste com 10 questões de múltipla escolha abordando o tema “Semiologia Cardiovascular”, em seguida, foi ministrada uma monitoria de revisão sobre o tema. Por fim, um novo teste de 10 questões foi aplicado, a fim de avaliar a evolução do conhecimento após a monitoria. Resultado: A média obtida pelos alunos no primeiro teste aplicado foi de 3,37 ± 1,57. As notas variaram de um a sete. Já no segundo teste, a média obtida subiu para 7,27 ± 2,46. As notas no segundo teste variaram de três a nove. Houve, portanto, um aumento de 115,72% na média das notas após a aplicação da monitoria. Conclusão: O estudo revela que muitos alunos chegam ao ciclo clínico do curso de Medicina com deficiência no aprendizado em semiologia. Tal fenômeno pode ter se agravado em razão do número reduzido de atividades práticas realizadas por este grupo de alunos em razão da limitação imposta pela pandemia. A aplicação de atividades teórico-práticas de revisão no início de cada módulo do ciclo clínico pode trazer benefícios aos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência