Comparação das Principais Metodologias Adotadas no Ensino à Distância com Base na Percepção de Estudantes de Medicina da UFC – Campus Sobral

Autores

  • Luis Eduardo Rodrigues Reis
  • Samuel Teixeira Rios, Bruna de Almeida Freixedelo, Patrícia Bezerra Gomes, Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar
  • Carla Thiciane Vasconcelos de Melo

Resumo

Na Universidade Federal do Ceará, durante o período de pandemia, ocorreram principalmente aulas online em formato síncrono, síncrono com posterior disponibilização em gravação e assíncrono com gravação pelo docente, fomentando discussões acerca das diferentes metodologias utilizadas. Diante disso, esse estudo tem como objetivos identificar as preferências do corpo discente, apontar os principais empecilhos e discutir se, mesmo em um cenário de normalidade, essas ferramentas poderiam contribuir para o aprendizado. Trata-se de um estudo retrospectivo no qual foi elaborado um questionário no Google Forms composto de 5 questões, sendo enviado para alunos do 2° e 3° semestres de medicina da UFC, disponível do dia 07/12 ao dia 14/12 de 2020 e que obteve 41 respostas. Foi observado que a maioria dos estudantes prefere o formato de aula assíncrona gravada pelo docente (56%) enquanto o restante optou pelo formato síncrono com disponibilização em gravação posteriormente. Foi perguntado quais as vantagens do formato escolhido, sendo relatadas como principais a possibilidade de rever conteúdos (90%) a possibilidade de assistir aula em uma velocidade maior (87%) e a liberdade de horário (87%), ratificando a importância da gravação dos conteúdos e sua disponibilização. Foi observado também os pontos que necessitam de melhorias, sendo indicados principalmente o tempo de duração das aulas (39%), a utilização de melhores plataformas (36%) e a capacitação dos docentes para utilização das tecnologias (36%). Além disso, foi relatado que 46% dos participantes já assinou, assina ou pretende assinar plataformas de vídeo-aulas, ademais, em uma escala de 0 a 10 foi perguntado o quanto seria proveitoso a adoção de ferramentas virtuais em um cenário de normalidade, obtendo-se uma média de 8,7. Esses resultados ratificam que as tecnologias digitais na educação são efetivas e devem ser exploradas, se atentando para as preferências do corpo discente e melhorando os gargalos que ainda existem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência