Curso de introdução ao violão online

Autores

  • Neucleber Ribeiro Guarinho da Silva
  • Ana Jakeline da Silva
  • Marcelo Mateus de Oliveira

Resumo

Durante o período de isolamento social em meio as aulas remotas e com a monitoria presencial de violão interrompida, o nosso orientador nos incentivou a desenvolver um trabalho que refletia na questão do ensino de violão de forma online, no qual desenvolvemos um curso. Para nós monitores e alunos do Curso de Música UFC Sobral foi um verdadeiro desafio, pois além de planejar o curso teríamos que cuidar de todos os meios para a concepção do curso, dentre eles estão : Planejamento de roteiro, filmagem, edição, e divulgação e acompanhamento dos alunos. Os conhecimentos adquiridos foram de grande importância para a nossa prática de ensino. No final do semestre refletimos a importância da didática do violão acerca que como pensar o ensino do instrumento e como os assuntos musicais podem ser ensinados através de vídeos já que não teríamos o contato presencial com o aluno assim não seria possível analisar os resultado em tempo real. Além disso também participamos de festivais, mesas redondas com temas a respeito da prática de ensino de violão que veio a somar aos nosso feitos para curso. Para concepção do curso usamos o espaço das aulas da disciplina de Didática do Violão I e para planejarmos, refletir sobre a prática de ensino e avaliarmos os materiais produzidos, assim o curso foi tomando forma com o objetivo de introduzir os alunos a noções básicas do violão através da prática de repertório de canções brasileiras. Os conteúdos são: técnica básica, família de acordes, ritmos populares e notas/melodias no violão. As aulas aconteceram através de vídeo aulas gravados e disponibilizados na plataforma Google Sala de Aula para os alunos acessarem mediante inscrições que foram ofertadas de forma online. O aluno para concluir o curso precisaria entregar a devolutiva das atividades proposta com vídeos gravados pelo aluno do repertório do curso para avaliarmos as habilidades desenvolvidas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência