DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ESCULTURA DENTAL NO PERÍODO DE PANDEMIA
Resumo
O programa de iniciação à docência permite ao aluno a ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem, estimula o interesse pela carreira docente além de facilitar a comunicação entre alunos e professores. Neste ano atípico no qual estamos vivendo, nossas atividades acadêmicas passaram por adaptações, assim como as ações de monitoria. Com o contato social mínimo buscamos alternativas para manter nossas atividades com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem do aluno. O objetivo deste trabalho é demonstrar a confecção de um manual de anatomia dental e relatar a experiência como monitora em relação os desafios encontrados durante a disciplina de Escultura Dental. A ideia de se criar um manual para a disciplina é auxiliar os estudos dos alunos, buscando reunir as informações anatômicas de uma forma mais acessível. Para a confecção do manual, reunimos a bibliografia indicada pelas professoras e destacamos as características principais de cada dente em cada um dos livros. Após isto, reunimos as informações em um documento word para facilitar a visualização e correção. Por fim utilizamos o programa Power Point para preparar o manual e produzir os desenhos de cada dente. Um dos grandes desafios durante esse período, além de manter os estudantes focados, foi buscar formas de auxiliar na prática das suas esculturas. Com o auxílio da tecnologia nós pudemos estar à disposição deles, seja realizando uma vídeo chamada, enviando fotos pelo Whatsapp ou produzindo vídeos curtos para tirar dúvidas e orienta-los. Tendo em vista as atividades que executamos durante este período, percebe-se que o programa de iniciação à docência vai além da monitoria em sala de aula, é a confecção de materiais didáticos, o buscar melhores formas de ensinar, é realmente descobrir a docência em suas várias esferas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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