DISCUSSÃO DE QUESTÕES NA MONITORIA DE FISIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO À DISTÂNCIA
Resumo
A disciplina de fisiologia humana é de relevância ímpar para a concretização de uma prática médica eficiente na atualidade. Nesse contexto, a monitoria atua como um importante facilitador do aprendizado para os alunos dos dois primeiros semestres da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Sob essa perspectiva, diante dos desafios impostos pelo ensino à distância, é imperativo que o monitor encontre a forma de abordagem mais eficiente, a fim de tornar o aprendizado desse aparato teórico, tão relevante, mais dinâmico. Por conseguinte, o presente trabalho pretendeu valiar o êxito da discussão de questões durante a monitoria no que tange ao aprendizado, de acordo com a perspectiva do ensino à distância. Com isso, buscou-se estimar a importância dos métodos ativos de aprendizagem e sua relação com a fixação dos conteúdos. Um questionário com dez perguntas, abordando as problemáticas trazidas pela pandemia da Covid-19, e os impactos da nova metodologia durante os encontros da monitoria, foi aplicado aos estudantes dos dois primeiros semestres do período letivo de 2020.1, por meio da plataforma “Google Forms”. Foram obtidas 69 respostas, e dentre os resultados mais expressivos, observou-se que 73,9% dos alunos acreditam que a pandemia foi um fator que dificultou o aprendizado de fisiologia. Ademais, em uma escala graduada de 1 a 5 para avaliar a importância da monitoria no aprendizado durante ensino à distância, 59,4% selecionaram a resposta máxima. Em se tratando da discussão de questões, 73,9% dos alunos responderam que esta foi totalmente satisfatória no que tange ao auxílio na fixação das ideias, e 87% deles preferiram essa dinâmica, se comparada à realização de apresentações teóricas durante os encontros síncronos. Portanto, conclui-se que o método da discussão de questões durante a monitoria de fisiologia humana mostrou-se um bom aliado no que se refere à facilitação do aprendizado da disciplina durante o ensino à distância.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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