EMPREENDEDORISMO: como ferramenta de inovação utilizada pelas empresas para se destacarem na crise financeira e política ocorrida no Brasil nos anos de 2015 e 2016.

Autores

  • Akemy Lara Araujo Bandeira
  • Jose Weligton Felix Gomes

Resumo

O empreendedorismo tem sido nos últimos anos um mecanismo de grande importância para pessoas físicas e jurídicas. A capacidade de realizar projetos criativos e inovadores, ou seja, de gerar serviços e negócios, tem sido uma alternativa para superação da crise econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos. Na literatura econômica, Shumpeter define o empreendedor como o responsável pelo processo de destruição criativa, sendo esta o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros. Para esta pesquisa, busca-se responder a seguinte problemática: qual o papel do empreendedorismo no Brasil em meio a crise financeira e instabilidade política? Para tanto, esta pesquisa pretende realizar uma revisão bibliográfica e uma análise quantitativa, utilizando fontes secundárias, a partir de informações do SEBRAE e da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, a fim de trazer os últimos dados relativos ao Brasil, em especial, para os anos de 2015 e 2016. Dados preliminares apontam que o empreendedorismo está avançando de forma favorável, principalmente, devido ao seu aumento por conta da necessidade e, por conta da piora dos indicadores macroeconômicos, tais como, desemprego, crescimento econômico, desigualdade social e pobreza. Assim, pode-se concluir que a importância do empreendedorismo está intrinsicamente ligada à capacidade de superação, inovação e esperança de dias melhores por parte dos novos empresários empreendedores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência