ENSINO REMOTO EM SAÚDE COLETIVA: AVALIAÇÕES DOS DISCENTES DA UFC – Campus Sobral ACERCA DAS PLATAFORMAS/FERRAMENTAS DIGITAIS UTILIZADAS NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA EM 2020

Autores

  • Pedro Isac Fontenele Saldanha
  • Jefferson Willyan de Sousa Pará, Joelton Rosendo Sousa, Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Myrna Maria Arcanjo Frota
  • Mariana Ramalho de Farias

Resumo

O processo ensino-aprendizagem em Saúde Coletiva, com alunos do Curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, é baseado no acompanhamento educacional dos acadêmicos, através de metodologias, pautadas na pedagogia da problematização, que buscam correlações teórico-práticas dos conteúdos. Em 2020, a pandemia de COVID-19 e suas consequências mundiais, tornaram essenciais o uso de meios digitais no ensino em Saúde Coletiva. Objetivou-se relatar a satisfação dos alunos, com o ensino remoto, em aulas, monitorias e avaliações, através de ferramentas digitais, ao longo das disciplinas de Saúde Coletiva I e II em 2020. Assim, 16 discentes matriculados nas disciplinas de Saúde Coletiva responderam a um questionário, via Google Forms, onde suas opiniões, sobre as plataformas digitais utilizadas nas disciplinas, foram coletadas. Para os acadêmicos, as plataformas digitais mais utilizadas foram: Google Meet (100%), Google Classroom (81,3%), Google Forms (62.5%), Podcasts/SUScast (43.8%), SIGAA (43,8%) e Programas Office (31,3%). Ao uso do Google Meet, 43,8% dos alunos atribuíram nota 9 às atividades realizadas na plataforma, enquanto 37,5% atribuíram notas 9 e 10 para o Google Classroom. Todos os alunos afirmaram ter utilizado Google Forms e 50% avaliaram com nota 10 o uso da ferramenta. Para os podcasts de Saúde Coletiva (SUScast), 66,7% atribuíram nota 10 ao conteúdo. O uso do Office (Word, PowerPoint e Excel) foi relatado por 87,5% dos alunos; dentre estes, 64,3% avaliaram com nota 10. 62,5% dos alunos utilizaram o SIGAA e destes, 45,5% avaliaram a plataforma com nota 8. Por fim, a avaliação dos alunos sobre o ensino de Saúde Coletiva em plataformas digitais foi: Bom (62,5%), Ótimo/Excelente (25%) e Regular (12,5%). Conclui-se que os discentes obtiveram boas percepções sobre o uso dos meios digitais no ensino remoto das disciplinas de Saúde Coletiva em 2020, visto que as avaliações positivas prevaleceram dentre as opiniões dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência