Estratégias de Ensino à Distância na Monitoria de Semiologia Médica durante a Pandemia pela Covid-19: Um Relato de Experiência

Autores

  • Anna Luísa Ramalho Johannesson
  • Pedro Henrique Duarte Moreira, Luis Gabriel Pereira de Sousa Rios, Elielcio Nascimento Silva, José Valmir dos Santos Filho
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: Sabe-se que a pandemia causada pela Covid-19 evidenciou um grande desafio para os educadores da área médica, exigindo a busca por novas estratégias de ensino, a fim de minimizar os prejuízos no aprendizado dos alunos. No que fiz respeito à Semiologia Médica, as adaptações exigidas foram ainda mais desafiadoras, uma vez que se trata de uma disciplina substancialmente prática, em que a troca de experiências entre professores, monitores, alunos e pacientes é uma importante aliada na concretização do aprendizado. Objetivo: analisar as estratégias emergenciais de ensino remoto aplicadas durante as monitorias de Semiologia Médica da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Metodologia: foi elaborado um plano de atividades remotas por meio de encontros semanais em plataformas digitais, com um grupo de 5 alunos, nos quais o monitor confeccionava aulas sobre um determinado sistema, descrevia o exame físico, apresentava as manobras por meio de vídeos da plataforma YouTube e fazia correlações clínicas comuns da prática médica. Ao fim das monitorias, foi aplicado um questionário sobre os temas abordados para avaliar o rendimento dos alunos durante as reuniões. Resultados: ao longo da disciplina, foram observados prós e contras dessa abordagem de ensino. É fato que ela incitou a criatividade e a proatividade dos envolvidos, além de ter melhor preparado os educadores para um método que, possivelmente, será amplamente adotado no futuro, tendo em vista os avanços tecnológicos e a variedade de possibilidades de ensino no meio digital. Além disso, os estudantes desenvolveram um papel ativo no aprendizado, o qual teve a sua concretização dificultada pela distração, desmotivação e ausência de aulas práticas. Conclusão: Apesar das dificuldades vivenciadas por alunos e educadores, as estratégias adotadas permitiram um maior aproveitamento das monitorias, por meio do estímulo à participação das discussões e às práticas de manobras em familiares da mesma residência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência