Estratégias desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem da monitoria de Odontopediatria

Autores

  • Maria Adriana de Sousa Melo
  • Nara Juliana Custódio de Sena, Jose Luciano Pimenta Couto
  • Beatriz Gonçalves Neves

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem estimulado pelo Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará (UFC) enfrentou dificuldades devido à paralisação das atividades acadêmicas presenciais com a pandemia causada pelo novo vírus SARS-CoV-2. O objetivo deste trabalho é relatar as estratégias desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem da monitoria de Odontopediatria frente às situações que a pandemia impôs com o isolamento solcial e o ensino remoto. Assim, na disciplina de Odontopediatria, composta por aulas práticas clínicas e teóricas, houve um grande desafio com adaptação às novas circunstâncias que a pandemia trouxe, exigindo mudanças no processo de ensino e aprendizagem com o desenvolvimento de atividades virtuais. Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o papel da monitoria na contribuição do aprimoramento do conhecimento é indispensável e, assim, atividades foram elaboradas e planejamentos futuros foram realizados. As atividades desenvolvidas na monitoria incluíram elaborações de questões através de formulários eletrônicos sobre os temas abordados na disciplina, criação de flashcards para auxílio no aprendizado e para futuras postagens em redes sociais, e, elaboração de protocolos clínicos através de ebook com o objetivo de orientar o aluno em diagnóstico e sequência clínica de algumas condutas utilizadas na Clínica Infantil. A monitoria contribuiu para o aprimoramento do conhecimento do monitor através da participação dos planejamentos de ensino de novas atividades para os alunos, além do estudo de temas relacionados à disciplina. Diante das dificuldades, as atividades desenvolvidas mostraram-se de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência