IMPACTOS DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS PEÇAS ANATÔMICAS NO APRENDIZADO DE ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Euller Gomes Rodrigues
  • Carolina da Silva Carvalho, Daniel Hardy Melo, João Pedro Carneiro Mororó, Louise Lara Martins Teixera Santos
  • Eladio Pessoa de Andrade Filho

Resumo

Introdução: a anatomia se destaca como uma das principais disciplinas do primeiro ano na faculdade de Medicina. As aulas práticas são essenciais para a fixação das estruturas anatômicas. As técnicas de conservação de peças são fundamentais para a manutenção da qualidade da peça; todavia, quando erroneamente manuseadas, as peças podem sofrer danos de topografia. Objetivos: avaliar a percepção dos estudantes de medicina acerca do estado de conservação das peças anatômicas do Laboratório de Anatomia da UFC Campus Sobral e investigar impactos no aprendizado da anatomia. Metodologia: por meio de estudo transversal, foi preenchido formulário eletrônico por 40 estudantes do primeiro ano de Medicina. As perguntas visaram avaliar a percepção pessoal do estado das peças anatômicas, além de encontrar outros fatores influentes do estudo da anatomia. Resultados: 52,5% dos participantes considerou bom o estado das peças e 7,5% o considerou ótimo; 40% considerou regular ou ruim. Aproximadamente 40% relatou que as peças são antigas e/ou estão danificadas e, por isso, a visualização das estruturas é difícil. A respeito do estado das peças no estudo anatômico, 82,5% revelou impacto positivo. Quanto a outros fatores que influenciam no aprendizado da anatomia: 35% afirmou que o formol já prejudicou o estudo da peça e 97,5% concordou que o auxílio dos monitores contribuiu positivamente. Demais fatores positivos citados foram: tempo de estudo prático, disponibilidade do laboratório e realização de simulados práticos. Conclusão: a percepção dos estudantes quanto ao estado de preservação das peças, apesar de variada, não interferiu no aprendizado de maioria dos estudantes. Todavia, é necessário aprimorar as condições das estruturas disponibilizadas, já que uma parcela de alunos, apesar de pequena, sofreu impactos negativos no aprendizado. Destacam-se outros fatores influentes neste processo, tais como o auxílio dos monitores, que traz benefícios aos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência