Impacto da transição do ensino presencial para o remoto no módulo de Imunologia Geral

Autores

  • Renato Daniel de Freitas
  • Francisco Cesar Barroso Barbosa, Ludimila Gomes Pinheiro
  • Iriana Carla Junqueira Zanin dos Santos

Resumo

Os módulos de Imunologia Geral, Microbiologia Geral e Parasitologia Humana promovem o conhecimento básico sobre as principais doenças bacterianas, virais, fúngicas e parasitárias, e são abordados de maneira integrada. Diante do quadro de pandemia que estamos vivendo, o módulo SBL0006 – Imunologia Geral foi ministrado de no semestre 2020.1 com atividades iniciadas em 27/02/2020 de forma presencial e finalizada de forma remota no dia 10/09/2020. O módulo de SBL0008 - Microbiologia Geral e Parasitologia Humana será ministrado no semestre 2020.2 que ainda não tem data definida de início. Diante dos desafios da necessidade de transição imediata do ensino para presencial para o remoto, optamos pelo ensino remoto síncrono (com disponibilização das aulas gravadas) e sem intervalos a fim de manter o vínculo com os alunos, fornecer suporte emocional a eles diante do desconhecido e aprofundar os conhecimentos de imunologia vinculados a infecção pelo novo coronavírus. Isso resultou em um aumento da carga horária ministrada de 32h (2 créditos) para 42h distribuídas em 21 encontros entre o período supra-citado. Entre os tópicos extras ministrados estão: “Linhas de defesa do corpo humano e a infecção por coronavírus”, “Células do sistema imune mais envolvidas na infecção e defesa do organismo ao novo coronavírus”, Órgãos do sistema Imune atingidos pela COVID-19”. Entre as atividades realizadas tivemos as aulas síncronas e assíncronas, envio de quizzes para fixação do conteúdo e realização de avaliações de forma remota. Dos 45 alunos matriculados tivemos 1 aluno desistente, 44 alunos que concluíram o módulo e uma média de presença nas aulas síncronas de 91,1 % (média de 41 alunos por aula). No entanto não conseguimos boa participação dos alunos no processo de avaliação do módulo feito via SIGAA (apenas 10 alunos). Diante dos desafios e limitações consideramos o processo de ensino de sucesso o que foi refletido tanto pela opinião dos discentes quanto pelas notas obtidas por eles.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência