MONITORIA DA DISCIPLINA DE PERIODONTIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

Autores

  • Sabrina Gameleira da Costa
  • Iracema Matos de Melo

Resumo

INTRODUÇÃO: As atividades de monitorias fomentadas pelo Programa de Iniciação à docência (PID) representam uma importante ferramenta didático-pedagógica para a formação dos estudantes. Dada a relevância dessas atividades, foram criadas estratégias mediadas por tecnologias para manter o vínculo de aprendizagem na comunidade escolar durante a pandemia, através das monitorias virtuais em plataformas digitais de reunião. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos estudantes quanto às atividades de monitorias virtuais da disciplina de periodontia realizadas como parte das atividades remotas durante o contexto da pandemia do coronavírus. METODOLOGIA: Foi elaborada uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos matriculados na disciplina de clínica odontológica 1, através de um formulário eletrônico. As perguntas tiveram como foco a percepção dos alunos quanto à didática aplicada e o impacto da monitoria virtual na compreensão da disciplina de periodontia, além da autoavaliação quanto ao empenho nos estudos. RESULTADOS: Foi evidenciado que 85% dos participantes estimaram o impacto positivo da monitoria digital na disciplina de periodontia, sendo que 52,4% consideraram a monitoria virtual equivalente à monitoria presencial em detrimento de 42,9% que considerou inferior à presencial. Houve paridade de 47,6% entre aqueles que concordaram parcialmente e totalmente sobre a monitoria ser essencial na compreensão da disciplina. Quanto à metodologia, 52,4% elegeram o formato assíncrono como mais atrativo; 90,5% gostariam de monitorias com mais discussões de casos clínicos; 57,1% estimam que a duração da monitoria seja mais proveitosa entre 45 min e 1 hora. A respeito da autoavaliação dos estudos, 47,6% declararam que estudaram o conteúdo da disciplina, mas poderiam ter se dedicado mais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constata-se, pois, que as monitorias virtuais de periodontia foram eficientes e cumpriram o papel de auxiliar os alunos na disciplina, apesar das dificuldades da pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência