MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA REMOTA E O USO DO KAHOOT COMO METODOLOGIA FACILITADORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A mudança no ensino ocasionada pela pandemia de COVID-19 despertou a necessidade do uso de novas formas de didática e ensino como aplicativos e plataformas digitais a fim de tornar a aprendizagem do discente mais dinâmica e eficaz. Objetivo: Descrever a experiência desenvolvida com o uso do aplicativo Kahoot© para construção de Quiz como metodologia ativa para facilitação do ensino e aprendizagem na monitoria remota de semiologia médica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo de relato de experiência, baseado nas vivências do monitor-discente na utilização do aplicativo Kahoot© para a construção de Quiz de semiologia médica para alunos do quarto semestre como instrumento facilitador de ensino e aprendizagem na época da pandemia, no período de março a dezembro de 2020. Foram realizados 5 quiz online aplicado ao fim de cada aula de monitoria online e disponibilizado através de link para acesso pelo Whatsapp©. Os temas do Quiz foram ectoscopia e sinais vitais; semiologia da cabeça e pescoço, aparelho respiratório, cardiovascular e neurológico. Resultados: Foi obtida boa porcentagem de respostas corretas, e a discussão com os alunos das incorretas gerou um debate rico em informações, podendo ser percebido pelo monitor uma evolução do raciocínio clínico dos alunos, além de instigar no discente monitorado a vontade e curiosidade de buscar mais sobre o conteúdo estudado. Conclusão: Fica entendido que o professor e o monitor são facilitadores dessa busca pelo saber, responsáveis por desenvolver e aplicar metodologias de ensino eficazes que estimulem os alunos a terem autonomia do seu processo de aprendizado. O estudo de metodologias como a aplicada neste relato de experiência são de extrema importância e eficácia no momento de consolidação dos conhecimentos adquiridos, sobretudo em tempos de ensino remoto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.