MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA REMOTA E O USO DO KAHOOT COMO METODOLOGIA FACILITADORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Elielcio Nascimento Silva
  • Deisilana Carolaine da Silva Chagas, Pedro Fellipe de Azevedo Rangel, José Valmir dos Santos Filho
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: A mudança no ensino ocasionada pela pandemia de COVID-19 despertou a necessidade do uso de novas formas de didática e ensino como aplicativos e plataformas digitais a fim de tornar a aprendizagem do discente mais dinâmica e eficaz. Objetivo: Descrever a experiência desenvolvida com o uso do aplicativo Kahoot© para construção de Quiz como metodologia ativa para facilitação do ensino e aprendizagem na monitoria remota de semiologia médica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo de relato de experiência, baseado nas vivências do monitor-discente na utilização do aplicativo Kahoot© para a construção de Quiz de semiologia médica para alunos do quarto semestre como instrumento facilitador de ensino e aprendizagem na época da pandemia, no período de março a dezembro de 2020. Foram realizados 5 quiz online aplicado ao fim de cada aula de monitoria online e disponibilizado através de link para acesso pelo Whatsapp©. Os temas do Quiz foram ectoscopia e sinais vitais; semiologia da cabeça e pescoço, aparelho respiratório, cardiovascular e neurológico. Resultados: Foi obtida boa porcentagem de respostas corretas, e a discussão com os alunos das incorretas gerou um debate rico em informações, podendo ser percebido pelo monitor uma evolução do raciocínio clínico dos alunos, além de instigar no discente monitorado a vontade e curiosidade de buscar mais sobre o conteúdo estudado. Conclusão: Fica entendido que o professor e o monitor são facilitadores dessa busca pelo saber, responsáveis por desenvolver e aplicar metodologias de ensino eficazes que estimulem os alunos a terem autonomia do seu processo de aprendizado. O estudo de metodologias como a aplicada neste relato de experiência são de extrema importância e eficácia no momento de consolidação dos conhecimentos adquiridos, sobretudo em tempos de ensino remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência