Melhoria pedagógica das disciplinas de Conversão Eletromecânica de Energia e Máquinas Elétricas – ano 2020

Autores

  • Joaquim Osterwald Frota Moura Filho
  • Vanessa Siqueira de Castro Teixeira, Márcio André Baima Amora
  • Márcio André Baima Amora

Resumo

As disciplinas de Conversão Eletromecânica de Energia e de Máquinas Elétricas são indispensáveis para a formação de um bom profissional na área de Engenharia Elétrica. Essas disciplinas possuem uma grade curricular rigorosa que torna necessário uma maior participação do aluno por meio de estudos e atividades. Notando a dificuldade que os alunos possuem nessas duas disciplinas, torna-se essencial o auxílio pedagógico de uma monitoria. Com o intuito de uma aproximação maior do aluno com a disciplina, o monitor tem como função a criação de listas, resolução de exercícios, tira dúvidas, auxílio em atividades no laboratório, criação de grupos de estudos em redes sociais, desenvolver simulações e elaboração de enquetes e formulários que auxiliam o professor em suas atividades. A monitoria proporciona ao monitor uma chance de experiência a docência, dando-lhe a oportunidade de contribuir na educação de outros colegas de curso. A utilização das redes sociais como o whatsapp desenvolvem uma maior comunicação entre o aluno e o monitor, possibilitando uma maior agilidade no auxílio na resolução de questões e entendimento do conteúdo. Devido a pandemia novas atividades foram elaboradas, com a utilização de softwares que ajudassem os alunos na resolução de questões e na realização de simulações. Softwares de chamada de vídeo também foram utilizados para realizar as tarefas da monitoria. Os resultados ainda são parciais, mas é notável uma maior participação dos alunos nas atividades e um aumento na aprovação destes nas disciplinas. Participando da monitoria foi possível um maior aprofundamento no conhecimento da área, também foi possível entender e vivenciar a profissão de um docente e melhorar as relações interpessoais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência