Metodologia ativa de ensino aplicada no laboratório de endodontia: uso de aplicativo e podcasts

Autores

  • Juliana Dantas da Costa
  • Sávio Martins Alves, Domingos Cavalcante da Silva, Bruno Carvalho de Sousa, Bruno Carvalho de Vasconcelos
  • Alrieta Henrique Teixeira

Resumo

A busca por métodos de ensino que propiciem um maior engajamento por parte dos estudantes tem sido atualmente bastante considerada na construção do processo de ensino e aprendizagem. Na área da saúde, os podcasts educacionais e os aplicativos estão cada vez mais populares e são amplamente consumidos. O objetivo desse trabalho foi relatar a elaboração e implantação de podcasts e um aplicativo na disciplina de Laboratório de Endodontia da UFC-Sobral. Foram realizadas revisões da literatura e resumos das aulas ministradas pelos professores da disciplina para a construção dos áudios e disponibilização no aplicativo. Os áudios foram disponibilizados nas plataformas digitais como Spotify e Google Podcasts. No aplicativo, foram disponibilizados os podcasts, resumos das aulas ministradas e quiz sobre os conteúdos vistos. Surgiu assim, o Endocast e o Endoapp. A divulgação dos podcasts e do aplicativo foi feita através de uma página no instagram (@endo.cast) e durante as aulas teóricas que aconteciam pelo Google Meet. Para avaliarmos a utilização das ferramentas elaboramos um formulário via google Forms. Dentre os alunos que responderam o formulário, 2 relataram que não conheciam o endocast e 3 responderam que não conheciam o endoapp. Os alunos responderam que tomaram conhecimentos desses recursos através das redes sociais e por colegas da faculdade. Dentre os alunos, 94,4% relataram que tem gostado da experiência e que também recomendariam. Dentre os pontos positivos que foram atribuídos, destacaram-se: “resumos completos”, “facilidade de acesso” e “união de tecnologia e aprendizado”. Em relação ao que se pode melhorar, os alunos relataram que: “faltam casos clínicos no app”, “disponibilizar os PDFs dos resumos para download”, “melhorar o áudio dos podcasts” e “aumentar o conteúdo”. Os podcasts e aplicativos têm um grande poder de alcance e popularidade entre os estudantes, sendo assim meios que podem ser considerados para o processo de ensino e aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência