Modelo Anatômico cadavérico para estudo da vascularização da Artéria Carótida Externa

Autores

  • Lucas de Castro Silva Ribeiro
  • Mateus Pereira da Silva, Ana Beatriz Rodrigues Herculano, Lucas Cunha Silva, Alice Azevedo de Albuquerque
  • Adriana Kelly de Sousa Santiago Barbosa

Resumo

A artéria carótida externa (ACE) é um vaso sanguíneo que emite ramos de irrigação para a região cabeça e do pescoço. A ACE inicia no trígono carotídeo, a partir da bifurcação a artéria carótida comum, e segue superiormente, emitindo ramos, até a região do colo da mandíbula, onde rateia seus ramos terminais. Os ramos da ACE são as seguintes artérias: Tireoidea superior, facial, lingual, faríngea ascendente, occipital, auricular posterior, maxilar e temporal. A anatomia complexa da ACE evidencia a importância do conhecimento meticuloso desse vaso por profissionais de saúde que atuam na região da cabeça e do pescoço. O presente trabalho parte de um processo de dissecação anatômica em cadáver e tem como objetivo apontar padrões anatômicos de normalidade e de variação da ACE, assim como denotar a importância do estudo desse vaso e suas ramificações. Além disso, o conhecimento detalhado da anatomia vascular é importante para prática clínica-odontológica, por estudantes e profissionais da odontologia e para prevenção de lesões vasculares durante procedimentos nesta região. Dentre os principais ramos de notabilidade odontológica estão as artérias lingual, facial e maxilar, visto que são os ramos que irrigam as principais áreas de atuação do cirurgião-dentista. Durante as cirurgias de remoção dos 3 molares inferiores, bem como durante as osteotomias mandibulares, a artéria lingual é frequentemente abordada, devido a proximidade com o ramo e corpo da mandíbula. Desta forma, as observações de padrões anatômicos são importantes para definições de abordagem cirúrgica seguras, pois lesões em pedículos vasculares podem ter consequências catastróficas, como necroses de retalho ou regiões.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência