Monitoria de Semiologia em tempos de aula remota: um relato de experiência
Resumo
A disciplina de Semiologia Médica é de suma importância no processo de formação do raciocínio clínico, o qual representa a base do conhecimento de todo bom médico. Dessa forma, evidencia-se que a Monitoria de Semiologia, parte do cronograma do quarto semestre de medicina, tem um papel extremamente relevante na consolidação do conhecimento transmitido aos alunos pelos professores. No entanto, durante o atual contexto pandêmico, foram observadas intensas medidas de distanciamento social, consequenciando no estabelecimento de aulas remotas. Nesse sentido, a Monitoria de Semiologia, a qual se configura como essencialmente presencial, sofreu modificações em seu planejamento inicial, com o fito de adequar-se ao ensino remoto. Sendo assim, o corpo acadêmico deliberou estratégias a fim de amenizar possíveis prejuízos educacionais, verificando as condições mínimas para a realização do ensino à distância, como acesso à internet e às plataformas de vídeo conferência, além de boas condições de aprendizagem em casa. Assim, as atividades que antes seriam realizadas no Laboratório de Habilidades Médicas foram adaptadas com o intuito de serem demonstradas por meio de vídeos explicativos, discutidos de forma online em plataformas como Zoom e Google Meet, com a adição de aulas teóricas referentes aos sistemas estudados, relacionando achados clínicos indispensáveis para a prática médica. Tendo em vista as restrições à realização de aulas presenciais a uma monitoria essencialmente prática, atrelado à adaptação a um novo programa de ensino, pode-se concluir que a monitoria de Semiologia foi eficiente no processo de aprendizagem, observando a assiduidade dos estudantes e o bom aproveitamento das atividades de monitoria, evidenciado pelo grau de satisfação da turma e pela pontuação obtida na avaliação teórica de Semiologia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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