Monitoria de cálculo no período de pandemia.

Autores

  • Matheus da Silva Gomes
  • Juan Carlos Oliveira de Medeiros

Resumo

INTRODUÇÃO O curso de graduação em engenharia elétrica da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, tem como uma de suas disciplinas obrigatórias para o início do curso, a disciplina de cálculo diferencial e integral 1, disciplina que é extremamente relevante para o curso, e devido a sua importância a disciplina possuí um monitor para acompanhar e dar suporte aos alunos dessa disciplina com o objetivo de revisar, praticar e esclarecer dúvidas dos alunos, porém devido as adversidades da pandemia, a monitoria em questão teve que se adaptar para o modelo EaD. OBJETIVOS Tem como objetivo realizar um estudo sobre as adaptações feitas pelo monitor durante o período de pandemia e ver a satisfação ou insatisfação dos alunos da disciplina de cálculo diferencial e integral 1. METODOLOGIA Trata-se de um estudo descritivo sobre as adaptações feitas pelo monitor e os alunos de cálculo diferencial e integral 1, para o período de pandemia, foram realizados grupos de estudos com todas as turmas da disciplina, no qual o monitor responsável tirava dúvidas de alunos, seja por mensagem de áudio e fotos, tentando ao máximo facilitar o entendimento dos alunos na disciplina, com um questionário feito a maioria votou em apenas tirar dúvidas individualmente nos grupos, para que todos possam ver tal dúvida, com no final sendo realizado um questionário sobre satisfação da monitoria com os alunos participantes. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os alunos se sentiram satisfeitos pelo modelo da monitoria, porém muitos disseram que seria bem melhor se pudesse ser feito pessoalmente, mas infelizmente não era possível, alegaram que seria mais fácil de entender as explicações, pois estão acostumados com uma ajuda pessoalmente. CONCLUSÃO A monitoria é uma experiência única onde o monitor fica de cara com a docência e se desenvolve para auxiliar outros alunos, e ao longo do tempo tem que se adaptar com as adversidades que ocorrem, como nesse caso a pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência