Monitoria em Pesquisa no contexto pandêmico: Relato de experiência a partir da monitoria do PID

Autores

  • Victória Maria Freitas Pedrosa
  • Esthela Sá Cunha
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

Sabemos que a Pandemia trouxe consigo a necessidade de uma nova configuração social. Nesse contexto, segundo Gusso et. al (2020), a pandemia do novo coronavírus está impondo mudanças no modo de viabilizar acesso ao Ensino Superior e, por consequência, as Instituições de Ensino Superior, tiveram de se adaptar a uma nova modalidade de ensino. Assim, para pensar questões como acessibilidade e qualidade do ensino, deve-se haver uma mobilização e cooperação entre gestão, professores e alunos no sentido de planejar as melhores estratégias e ferramentas de transmissão do conhecimento. Dessa forma, esse trabalho propõe-se a apresentar, a partir de uma experiência de monitoria, estratégias que foram utilizadas para a orientação e elaboração de pesquisa de cunho quantitativo no âmbito no ensino remoto destacando as ações desenvolvidas pela monitoria. Isto posto, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência de monitoria realizado na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa em Psicologia. Nesse sentido, as ações da monitoria envolveram encontros pelo Google Meet com sete equipes e portanto, sete pesquisas, para discutir e planejar os detalhes e passos de cada pesquisa desenvolvida, Slides com passo a passo para a análise de dados no Software utilizado na disciplina, o uso do Google Documentos para o acesso pelas monitoras da escrita dos projetos de cada equipe, além do uso da rede social WhatsApp para discutir possíveis dúvidas e dispensar informações que foram feitas de modo grupal e/ou individual. Portanto, a presente experiência se mostrou desafiadora na medida em que aconteceu num contexto pandêmico e demandou planejar novas formas de comunicação e construção do conhecimento, e, nesse sentido, a monitoria se destaca como importante instrumento na mediação entre professores e alunos, além de estar apta a discutir possíveis dúvidas e pensar em conjunto com docente e alunos, estratégias e encaminhamentos facilitadores no processo de aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência