Monitoria em disciplina de pesquisa quantitativa: um relato de experiência

Autores

  • Esthela Sá Cunha
  • Victória Maria Freitas Pedrosa
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

Os métodos quantitativos se configuram como um recurso fundamental à produção do conhecimento em Psicologia, uma vez que permitem ao pesquisador mensurar e inferir relações entre os fenômenos de interesse. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de monitoria, realizada junto à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, ocorrida no período de março a outubro de 2020. Foram realizadas, de forma remota, monitorias expositivas dialogadas, uso de slides didáticos e auxílio pedagógico ao professor. A disciplina pretendeu oferecer um panorama amplo do processo de construção e planejamento da pesquisa científica, ao integrar conhecimentos de estatística descrita e inferencial, noções de amostragem, questionários e escalas e uso de softwares estatísticos. Assim, os alunos puderam aplicar uma pesquisa de levantamento, seguindo os passos do método científico: da elaboração da pergunta de partida à análise e interpretação dos resultados. As monitoras auxiliaram os alunos durante todo o percurso das investigações, principalmente no suporte ao uso do programa estatístico PSPP (Perfect Statistics Professionally Presented). Foi possível construir momentos de diálogos e troca de experiências entre os discentes e as monitoras, uma vez que os encontros, via plataformas remotas, envolveram a apreensão de novos saberes e interação entre os pares. Ao final da disciplina, os discentes relataram a importância da mesma para a formação acadêmica e profissional do(a) psicólogo(a) e citaram a experiência de construção da pesquisa como fundamental à sistematização do aprendizado dos conteúdos. Outrossim, a monitoria proporcionou o aprofundamento dos conceitos estudados, bem como a aproximação com a prática docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência