Monitoria em tempos pandêmicos: possibilidades e construções

Autores

  • Gleice Kelly Vasconcelos Aragão
  • Luis Achilles Rodrigues Furtado

Resumo

Este resumo propõe descrever como se desenvolveu a monitoria do setor de psicopatologia do curso de Psicologia da UFC - Campus Sobral. O principal objetivo da monitoria é inserir os discentes no campo da docência e possibilitar o desenvolvimento de habilidades voltadas ao saber-fazer da desta área de atuação. A experiência em monitoria durante o período de atividades remotas, estabelecidas diante da pandemia, permitiu traçar novas formas de encontro e aprendizado, por meio das tecnologias digitais. Neste sentido, durante o curso das aulas remotas, é importante destacar a preocupação com a inclusão de todos os alunos na modalidade de ensino remoto, pois entendemos que cada aluno possui particularidades, sendo estas acentuadas durante este período atípico. Assim, as atividades realizadas com as turmas das disciplinas foram possíveis utilizando esta modalidade virtual. Foram realizados encontros para discussão de trabalhos acadêmicos, de maneira a orientar sobre os temas de estudos e propostas de avaliação. A atividade de apresentações clínicas em psicanálise foi o maior destaque no exercício de monitoria. Realizada em parceria com uma discente de pós-graduação em Psicologia e Políticas Públicas, a atividade se deu a partir da leitura e apresentação de casos clínicos clássicos da Psicanálise, onde foi possível trabalhar com conceitos chaves da clínica da psicanálise, orientando os alunos para a construção de casos clínicos, enfatizando a importância da leitura teórica para esta construção e atuação prática. Deste modo, foi possível aos alunos compreender a perspectiva e os estudos de Freud acerca do diagnóstico diferencial, das estruturas clínicas, além de contribuir com os estudos preparatórios para a atuação no estágio em clínica. Portanto, durante a monitoria é possível vivenciar as alegrias e os desafios que a docência possui, com destaque para o desafio que foi o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia, dado as particularidades e limites enfrentados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência