Monitoria remota da disciplina de LEM em contexto de pandemia

Autores

  • Ana Jakeline da Silva
  • Dayvison Sousa Silva
  • José Álvaro Lemos de Queiroz

Resumo

O trabalho realizado na monitoria de Linguagem e Estruturação Musical (LEM), que ocorreu no curso de Música da UFC- Campus Sobral, durante o ano 2020, no contexto de pandemia, tem por objetivo auxiliar os alunos, com aulas extras através de encontros semanais pelo Google Meet. Esse trabalho tem como objetivo: 1. Relatar as experiências de monitoria durante a pandemia, apontando as dificuldades em se trabalhar de forma remota. Tanto para nós monitores quanto para o  alunos do Curso de Música da UFC – Campus Sobral, foi um grande processo de adaptação, o que tornou-se um desafio para todos, porque além dos planejamentos de cada aula, de não termos os encontros presenciais para auxiliar adequadamente os alunos, tivemos ainda que criar maneiras de incentivar e estimular os alunos a não desistirem da disciplina ou até mesmo do curso, mesmo em um momento tão difícil. 2. Relatar as experiências de monitoria durante a pandemia: o PID nos ajudou a agregar conhecimentos sobre a docência na prática. Serão feitas entrevistas com os alunos participantes para que haja um diagnóstico melhor dos processos de adaptação das aulas de monitoria. Espera-se que essas aulas, demonstrem resultados parciais positivos em relação ao auxílio e aprendizagem dos alunos que participaram. A perspectiva futura de aprimoramento é encontrar meios de ajudar os alunos, através de orientações pelo professor. A monitoria nos ajudou a olhar com mais cuidado promovendo um amadurecimento na prática docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência