O IMPACTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA EM PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO ALUNO MONITOR: UM ESTUDO TRANSVERSAL
Resumo
Os projetos de monitoria são serviços de apoio pedagógico oferecidos para os universitários visando aprofundar conteúdos e solucionar dificuldades em relação à matéria ministrada em sala de aula, consistindo em um momento de compartilhamento de conhecimento entre um acadêmico que já cursou a disciplina em questão e aquele que a está cursando no período. Tal prática tem repercussões tanto para quem está na posição de monitor quanto para quem está na posição de aluno. Diante disso, este estudo busca avaliar o impacto do exercício da monitoria em patologia geral e clínica na formação acadêmica e profissional do aluno monitor. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário via formulários Google contendo 5 questões de múltipla escolha, o qual foi aplicado a 8 ex-monitores da disciplina de Patologia Geral e Clínica da Universidade Federal do Ceará - campus Sobral. Do total, 75% (6) afirmou ter havido um impacto positivo da atividade na motivação para o estudo aprofundado da disciplina. Quanto ao projeto proporcionar a consolidação dos conteúdos da disciplina na memória e aos ganhos em habilidade de comunicação, todos concordaram. Com relação ao despertar de interesse pela docência após a atividade, apenas 37,5% (3) negou. Ademais, no que tange a outros benefícios, 37,5% (3) relatou melhora no desempenho em atividades de equipe, 87,5% (7) aquisição de mais responsabilidade, 75% (6) maior facilidade no aprendizado de outras disciplinas e 50% (4) desenvolvimento de criatividade quanto a metodologias de ensino. Ante o exposto, observa-se que o exercício da monitoria motiva o aluno a aprofundar o conteúdo, além de permitir a consolidação dele na memória, refletindo em um melhor desempenho em outras atividades acadêmicas e suscitando interesse na docência. Logo, espera-se também um impacto significativo na formação do perfil profissional, que requer, dentre outros aspectos, responsabilidade, atuação em equipe, criatividade metodológica e habilidades de comunicação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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