O USO EFICAZ DE FLASHCARDS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZADO NA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ORTODONTIA

Autores

  • Jefferson Douglas Lima Fernandes
  • Beatriz Gonçalves Neves
  • Jose Luciano Pimenta Couto

Resumo

Introdução: Dentre os diversos ramos da Odontologia, um dos conteúdos considerados de complexa aprendizagem é o da Ortodontia. Buscando o reforço da informação apreendida, assim como evoca-la com mais facilidade, foi utilizada na monitoria, um serviço de apoio pedagógico, que oportuniza o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aprofundamento teórico do acadêmico, a estratégia de ensino e aprendizado usando os flashcards que lança mão dos princípios de recordação ativa e repetição espaçada. Objetivos: Avaliar a eficácia dos flashcards como método de aprendizado na disciplina laboratório de ortodontia e analisar a participação e o benefício dos monitores no programa de iniciação a docência. Materiais e Métodos: Este estudo é do tipo descritivo, transversal e quali-quantitativo, cuja amostra foram 51 alunos matriculados na disciplina laboratório de ortodontia, que utilizaram a ferramenta flashcards e que voluntariamente responderam o instrumento de coleta questionário individual online, composto de 11 perguntas. Os dados coletados foram estratificados e submetidos à análise estatística (teste do qui-quadrado), considerando diferenças significantes se p<0,05. Resultados: Observou-se que 61,9% dos estudantes consideram a ferramenta excelente no processo de ensino-aprendizado, 64,3% apontam que a ferramenta contribui de forma excelente para reter conhecimento e 51,2% ficaram satisfeitos com o desempenho obtido através dessa ferramenta na disciplina. Conclusão: Os flashcards provaram ser um recurso útil para a aprendizagem, especialmente em longo prazo, fornecendo uma tecnologia de aprendizagem que pode ser compartilhada entre um grupo de estudantes ou mesmo em um aplicativo digital. O contentamento com o desempenho adquirido coincide com o caráter positivo da avaliação dos monitores na graduação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência