O uso da metodologia PBL na disciplina de Psicologia e Saúde Pública II: a recepção da turma e o feedback geral dos estudantes – Um Relato de Experiência a partir da Monitoria do PID
Resumo
Mediante a pandemia de Covid-19 e os desafios impostos, a educação brasileira se adaptou a um modelo remoto. Porém, são muitos os desafios para garantir um ensino/aprendizagem efetivos. Essa adaptação instigou professores, monitores e outros atores escolares/universitários, a buscarem metodologias que pudessem instigar os discentes e estimular a reflexão para uma formação profissional de qualidade. Assim, metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) que demonstram efetividade na aprendizagem, além de possibilitarem retratos sobre as demandas do campo profissional, e permitirem o desenvolvimento de habilidades, foram utilizadas. O presente estudo objetiva relatar a experiência do uso da metodologia PBL em duas aulas da disciplina de Psicologia e Saúde Pública II, do curso de Psicologia da UFC Campus Sobral, considerando a recepção da turma e o feedback geral dos estudantes. Metodologicamente corresponde a um relato de experiência como forma de construção do conhecimento. De tal forma, foi apresentado para a turma um caso clínico por uma psicóloga convidada, do NASF. Posteriormente, houveram diálogos e reflexões sobre as intervenções desenvolvidas pela profissional de psicologia e a equipe, que destacavam sobre como o caso foi bem conduzido e pautado em uma abordagem que privilegiou a escuta, o diálogo e o olhar ampliado da equipe. Em seguida, foi apresentado pela professora e o monitor outro caso clínico, onde os estudantes, em duplas, deveriam pensar intervenções considerando a atuação da psicóloga(o) em equipe multiprofissional. A turma recebeu as atividades com interesse, e se demonstrou instigada com os casos. O feedback geral dos estudantes foi positivo. Portanto, o uso da metodologia PBL nos cursos de psicologia, que ainda parece incomum, pode ser muito útil para o desenvolvimento de habilidades interprofissionais tão relevantes e fundamentais para o trabalho em equipe no SUS.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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