O uso das tecnologias e os seus benefícios no ensino da Imunologia Básica no contexto da pandemia: Relato de experiência.

Autores

  • Francisca Thalia Magalhaes Rodrigues
  • Matheus Brasil Câmara Monteiro, Francisco Jerley Solon de Souza
  • Emmanuelle Coelho Noronha

Resumo

Introdução: No contexto atual de pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais os mais variados sistemas de ensino tiveram que ser reconfigurados, dentre eles o ensino superior. A disciplina de imunologia básica é ensinada aos alunos do terceiro semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), a qual passou por mudanças na forma de ensino e aprendizado frente ao evento adverso vivenciado. Nesse contexto, as tecnologias mostraram-se grandes aliadas da disciplina, visto que permitiram a continuidade das aulas, proporcionando bons resultados no uso das novas ferramentas. O objetivo deste trabalho é explanar acerca da utilização das tecnologias na monitoria de imunologia básica. Metodologia: Os monitores da disciplina utilizaram-se de ferramentas tecnológicas, como sites para aplicação de questões, como Google Forms e Socrative, Quiz, como Quizlet e Kahoot, e aulas por plataformas de videoconferências, como o Google Meets. As tecnologias permitiram diversificar as aulas, pois em determinada monitoria eram realizados questionários, outra utilizava o quiz e outra realizava aula de resolução de questões com um monitor em individual ou com todos os monitores em conjunto, abordando a matéria da prova. Em cada monitoria era realizada uma atividade usando plataformas diferentes com o intuito de experimentar qual a melhor forma de ensino e avaliar a adesão dos estudantes. Os alunos mostraram-se participativos tanto nas aulas onlines quanto na resolução dos questionários, demonstrando a eficiência dos métodos tecnológicos no auxílio à educação. Conclusão: Nota-se que os métodos de ensino tiveram que se adaptar ao contexto atual para evitar a paralisação das aulas, em que o uso das tecnologias se tornou mais utilizado a favor da educação. A monitoria de imunologia básica tem sido bastante beneficiada com as novas plataformas digitais, as quais têm proporcionado maior dinamicidade e produtividade no ensino da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência